AROMATERAPIA auxiliando no tratamento do câncer

Outubro Rosa nos leva a refletir sobre o assunto

 

Instituto Nacional do Câncer dos EUA divulga pesquisa sobre Aromaterapia

 

 

 

 

AROMATERAPIA PODE SER UM IMPORTANTE AUXILIAR NO TRATAMENTO DO CÂNCER

É o que afirma  o Instituto Nacional do Câncer dos EUA!

Pesquisas científicas realizadas em diversos países têm demonstrado resultados muito positivos na qualidade de vida dos pacientes com Câncer, resultados estes, que chamaram a atenção do Instituto Nacional do Câncer nos EUA que divulgou em seu site (http://www.cancer.gov/) alguns dos benefícios da Aromaterapia.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer dos EUA (NCI), alguns óleos essenciais possuem ação antiviral, antibacteriana e antifúngica, o que pode auxiliar no aumento da imunidade de pacientes que receberam quimioterapia.

Vários pesquisadores comprovaram o aumento de 11% na quantidade de linfócitos após o tratamento com a aromaterapia,  além de reduzir sintomas da quimioterapia como a fadiga, estresse e dor.

Outra pesquisa que demonstrou efeito positivo em pacientes com câncer, comprovou o benefício dos óleos essenciais no combate a prisão de ventre em pacientes com câncer avançado.

Mas, os benefícios da aromaterapia não param por ai. Outras pesquisas vêm demonstrando que os óleos essenciais podem auxiliar a equilibrar a mente e emoções, reduzir o estresse, ansiedade, distúrbio do sono,  combater enjôos,  equilibrar a frequência respiratória, harmonizar a pressão arterial e a pulsação cardíaca, redução da dor entre outros.

Segundo o NCI, a aromaterapia não é utilizada como tratamento único para o câncer e sim como complementar para auxiliar nos sintomas e efeitos colaterais do tratamento do câncer. Vale ressaltar que cada óleo essencial tem uma composição química diferente e que afeta o ser humano de diferentes formas, e isso ocorre devido a forma que você utiliza (aromatizador pessoal, ambiental, banhos, compressas e massagens). Os óleos essenciais são muito voláteis e concentrados. Por exemplo, são necessários cerca de 220 quilos de flores de lavanda para fazer cerca de 1 quilo de óleo essencial.

Ainda segundo o NCI, o óleo essencial quando inalado é captado pelos  receptores do nariz que levam as informações através de mensagens químicas para o cérebro, especificamente na região chamada de sistema límbico, que afeta o humor e as emoções, sendo capaz de reduzir a ansiedade, diminuir a depressão, promover qualidade do sono entre outros. Já quando o óleo essencial é aplicado na pele, ele possui ação antibacteriana, antiviral, exemplo o óleo essencial de tea tree capaz de combater o vírus da Herpes simples.

DICAS DE ÓLEOS ESSENCIAIS
Para aumentar a imunidade: Limão siciliano e Tea tree
Para equilibrar o sono: Lavanda e Lemongrass
Para reduzir a ansiedade, medos, inseguranças e combater a depressão: Bergamota, Tangerina e Laranja Doce
Para reduzir o enjoo: Hortelã Pimenta
Reduzir a Pressão Arterial: Ylang Ylang e Manjerona
Aumentar a pressão Arterial: Alecrim

 

Esses e outros óleos essenciais você encontra na Beleza Rara.

Faça-nos uma visita!